Dicas aos facilitadores de comunidades

  1. Conte por que você criou uma comunidade específica
    Qual é a proposta do grupo? O que vc quer que os membros do grupo façam?
    Aproveite o espaço “Sobre a comunidade” para colocar essas informações. E quando sentir necessidade, você também pode fazer um pequeno post retomando os objetivos da comunidade e a construção conjunta do grupo nesse espaço.
    Não esqueça de manter atualizados os objetivos da comunidade.
  2. Inicie dando alguns exemplos de compartilhamento a serem postados
    Dê pequenos exemplos do que se espera que seja compartilhado nesse grupo especificamente. Se for uma comunidade sobre a prática de atividade física nos serviços de saúde, você pode postar, por exemplo, a foto de um grupo; buscar uma experiência de outra pessoa sobre o tema no banco de relatos; compartilhar uma experiência da sua equipe sobre o assunto, ou ainda, trazer dúvidas e discussões para potencializar a promoção da atividade física no território de abrangência.
  3. Dê as boas-vindas
    Novos membros precisam saber que são bem-vindos! Convide-os a se apresentarem e ao engajamento direto. O ideal é que o  novo usuário entenda que ele está no lugar certo para pensar sobre um assunto e que se sinta parte dessa comunidade.
  4. Explicite que os novos membros podem convidar novas pessoas.
    Uma dica válida, especialmente para grupos abertos, é que ele não fique centralizado em quem o criou. É preciso dar poderes aos novos usuários para convidarem mais pessoas, divulgar a comunidade entre seus pares e avisá-los disso. Para os grupos que precisam de aprovação do administrador para participar, os membros também podem ajudar,  convidando outras pessoas, e o moderador deve ficar atento para conhecer as novas solicitações de participação.

    Convide, você também, novas pessoas. A presença de mais pessoas geralmente aumenta o número de postagens na comunidade e estimula outras pessoas a também participarem.

  5. Dê “um tempo” para a comunidade amadurecer
    Dê “um tempo” para que o grupo se sinta uma comunidade. Não se preocupe! É comum ter pelo menos 15 posts dos facilitadores-administradores até que os seus usuários comecem a participar.
  6. Comente os posts
    As pessoas precisam saber que suas postagens estão sendo lidas. Comente as mensagens, indicando que você leu e aproveite para problematizar o assunto com o grupo.estaque pontos críticos e chame os demais participantes para contribuir com a discussão.
  7. Dê respostas estimulantes aos posts ou comentários
    Estimule as trocas através de posts ou respostas com vídeos, imagens, artigos ou questões relacionadas. O facilitador não tem a função de responder às questões técnicas,  mas, se ele se sentir seguro para isso, pode responder a algum questionamento, sempre problematizando para uma reflexão. Isso significa que a resposta não pode ser algo vertical (certo ou errado), de forma a exercer autoridade e encerrar a discussão. Ao contrário, ela deve ser estimulante e promotora de reflexão.
  8. Faça perguntas
    As perguntas são uma forma direta de convidar para a conversa. Você pode perguntar algo simples, como: o que as pessoas estão fazendo no dia a dia do trabalho sobre aquela temática, ou pedir algo mais direto, como: o tipo de conteúdo que eles querem compartilhar na comunidade.
  9. Entre na comunidade, no mínimo, duas vezes por semana
    Entre na comunidade regularmente, pelo menos duas vezes por semana, introduza novas ideias, posts, fotos, atualizações e incentive os membros a participarem da conversa.
  10. Fique atento aos Termos de Uso
    Fique atento aos conteúdos de postagens e comentários que ferem os Termos de Uso da Comunidade de Práticas, tais como manifestações de preconceito, imagens que contenham conotação sensual e/ou linguagem grosseira, obscena e pornográfica, agressões, calúnias, difamação, injúria, incitação à violência, propaganda político-partidária e divulgação de produtos ou serviços com caráter comercial.
    Quando você identificar um conteúdo em desacordo com os termos de uso, envie um e-mail para contato@atencaobasica.org.br com o link do post ou comentário.

Adaptado de:
Facebook. Tips for group admins. Disponível em: https://www.facebook.com/groupadmins/tips.pdf/
Google+. Gerenciar sua comunidade do Google+. Disponível em: https://support.google.com/plus/answer/2870379?hl=pt-BR